Estilos Chineses e Brasileiro

Estilos Chineses Tai Ji Quan
Hung Gar
Choy Lay Fut
Fei Hok Phai
Bai Ji Quan
Lei Phai Quan ou Seguindo o Punho da Garça Mi Zong Quan Mao Quan ou Forma do gato
Ba Gua Zhang ou Estilo dos Oito Elementos
Zui Quan ou Estilo Bêbado
Tang Lang Quan (do Norte) ou Pak Ton Long Phai (Louva-a-Deus do Norte)
Tang Lang Quan (do Sul) ou Louva-a-Deus do Sul
Yong Chun Quan ou Wing Chun
Garra de Águia ou Ying Zhao Quan
Bai He Quan ou Garça Branca
Ying Jow Pai ou Garra de Águia


Estilos brasileiros
Tai Lau Chuan
Chi Tao Ki
Lop Kuen Do ou caminho do punho controlado
Xiao Tao Chuan
Mai-Tsun-Chuan-Phai (Estilo do Punho Escondido) (Estilo do Punho Escondido) - Que mais tarde foi modificado para Mizhong qi quan phai, obedecendo assim a escrita oficial chinesa, e significado é O punho de rastro misterioso, isso tudo sendo obra do grande mestre Kleber Farache Ferreira (Fang Kai Li), o qual reside em Guaratinguetá, interior do estado de São Paulo.

Tai Shan
Sanshou e Sanda
Shen She Chuen ou Punho da Serpente Divina

Louva -a -deus 螳螂

Louva-a-Deus 螳螂

Da criação ao desenvolvimento do estilo Louva-a-Deus do norte. A Criação. No fim da Dinastia Ming (meados do século XVII), vivia um nativo de Shantung com o nome de Wang Lang. Ele era um homem muito patriota; e vendo que o governo Ming estava a ponto de ser deposto, ele estava sempre pensavam em se dar publicamente de corpo e sua alma em defesa de seu país. Entretanto, suas tentativas eram fúteis e seu entusiasmo rejeitado. Dessa forma ele fugiu para Sung-shan e praticou Kung fu no templo Shaolin, esperando que um dia isso fosse útil. Quando os soldados de Ching assumiram o governo da China, Wang achou que era hora. Entretanto, ele não achou no governo e nem nas forças armadas um lugar para ele. Então, ele retornou para o templo Shaolin, e planejou lutar com a guerrilha contra o governo chinês. Infelizmente, seus planos foram descobertos pelo governo, que mandou incendiar o templo Shaolin. Por causa de suas superiores habilidades, astuciosas manobras e com a ajuda de seus colegas, Wang escapou, acompanhado pelo seu Sifu ou Mestre. Para evitar ser pego pelos soldados, eles pegaram uma estrada para as regiões montanhosas, pelas montanhas Ngo-mei e montanha Kwan-lun, eventualmente chegando a Lao-shan na província Lu, atualmente Shantung.

Para passar o tempo, Wang treinava lutas amigáveis com seu Sihing, tanto com mãos nuas quanto com arma. Entretanto, foram poucas as vezes que Wang não pedeu. Wang estava envergonhado. Ele prometeu para si mesmo que em três anos, superaria seu Sihing. Três anos passaram rápido. Bem preparado, Wang combateu seu Sihing. Ele perdeu novamente. Agora, Wang estava tão envergonhado que pensou ate em suicídio, felizmente ele não o fez. Em um dia, o Sihing de Wang decidiu ficar por três anos viajando e vagando pelo país. Em sua partida, ele disse á Wang que praticasse muito seu Kung fu, dizendo que quando voltasse queria ver suas habilidades ainda melhor.

Num dia quente, Wang estava entediado em ficar no seu quarto. Então ele pegou seu facão e alguns livro e procurou um lugar tranqüilo no bosque. Exatamente quando ele se acalmou e começou a foliar as paginas de seu livro, ele escutou algo. Os sons até pareciam desesperados. Wang olhando para cima viu no altoda árvore um Louva-a-Deus e uma Cigarra lutando pela vida. Com seus fortes braços e garras cortantes, o Louva-a-Deus atacou a cigarra cruelmente. A batalha terminou logo com a cigarra morta.

Uma idéia aflorou na mente de Wang. “O Louva-a-Deus movimentou-se astuciosamente durante a luta até o golpe final. Ele calculou seus avanços e suas recuadas metodicamente. Isso não pareciam com as habilidades usadas no Kung fu. Então, Wang escalou a arvore e levou o Louva-a-Deus para o templo. Daí pra frente, Wang provocava o Louva-a-Deus com um pedaço de palha. Ao mesmo tempo, ele cuidadosamente assistia suas reações.

Sendo um inteligente homem, Wang logo descobriu que o Louva-a-Deus fazia movimentos de ataque a de defesa que futuramente se tornaram os 12 metodos principais:

NGOU, LOU e T´SAI. Individualmente, seus significados são: enganchar, agarrar e finalizar. Quando os três princípios são utilizados de maneira combinada, os movimentos de fato, são enganchar, agarrar e atacar. A quarta palavra-chave é KWA, que neste caso significa um bloqueio para cima. A quinta e a sexta palavras-chave são DIEW e JHIN que significam interceptar e avançar. A sétima e a oitava palavras-chave são DIEW e DAH, que conjuntamente significam enganchar e atacar. A nona e a décima palavras-chave são JIMM e NEEN, e seus respectivos significados são aderir e colar, refletindo princípios de luta de contato próximo. A décima primeira e a décima segunda palavras-chave são TIPH e K´AO, significando grudar e se reclinar sobre alguém. Wong então pegou as melhores técnicas de dezessete outras escolas de boxe chinês da época, combinando-as em um único e eficiente estilo, conhecido desde então, como Estilo Louva-a-Deus.

Quando o sihing de Wang retornou 3 anos mais tarde, ele lutou de novo com Wang. Não sabendo das novas habilidades de Wang, ele foi jogado ao chão durante a luta.Chocado, ele perguntou a wang qual a razão de sua grande vantagem na luta. Wang explicou a ele tudo que havia acontecido. A partir de então, eles praticaram juntos mais que nunca, refinando a arte, que então atingiu um nível superior. Desta forma, o Kung fu do sistema Louva-a-Deus foi criado.